Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Gramado Tamanho família




  • No século passado (tipo: até os anos 80), Gramado e Canela eram lugares procurados para curtir o frio do inverno e torcer por uma eventual neve -- se desse uma geada, todo mundo já ficava feliz. Subia-se a serra para comer fondue e chocolate, acender a lareira, namorar. Na época do Festival de Cinema, a atração eram as estrelas do cinema nacional, que vinham desfilar no tapete vermelho. Em 1986, a região começou a se reinventar. Foi quando começou o Natal Luz -- originalmente, um concerto de música erudita em dezembro, que inaugurava a ornamentação natalina da cidade.


Hoje o Natal Luz começa em novembro e vai até meados de janeiro, e transformou-se na principal atração da região. Gramado e Canela agora prescindem do frio: são visitadas o ano inteiro.  Gramado, em particular, abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar num vilarejo alpino. Se você passou o início desta década aproveitando o real valorizado nos Estados Unidos, vai ficar surpreso com a variedade e a qualidade das atrações instaladas na região. Assim como em Orlando, uma semana já é pouco para curtir tudo o que Gramado e Canela oferecem às famílias.
O comentário mais tradicional de uma visita à Serra -- "não parece Brasil!" -- agora tem mais significados. Dependendo dos programas que você escolhar, Gramado vai parecer a Suíça, a Alemanha, a Itália -- ou a Flórida.

Guia de Gramado no Viaje na Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário